quarta-feira, 21 de setembro de 2016

0

Theodoro de Bona

Nathalia Cavalcante 
Colaboração: Cinevídeo 1
Theodoro de Bona em Morretes

No dia 11 de junho de 1904, nascia em Morretes, Paraná, o pintor e professor Theodoro de Bona. Ainda criança muda-se para Curitiba, e passa a estudar no Colégio Bom Jesus, onde começa a ter contato com as artes. Faz curso de desenho, mais tarde torna-se aluno de Alfredo Andersen. Em 1927, viaja para Veneza, na Itália, onde permanece durante dez anos. Através de uma bolsa de estudos faz cursos nos quais pôde aperfeiçoar técnicas de pintura. Na Europa descobriu a arte do pintor francês Paul Cézanne e, com isso, levou a cor para suas obras. De Bona apresenta raízes impressionistas, em que captam a impressão visual produzida por cenas e formas derivadas da natureza e variações nela ocasionadas pela incidência de luz, cores e contrastes para obter, plasticamente dinamismo e objetivos. A obra do
Terra Prometida/Imigrantes
artista é composta por paisagens, retratos e telas com sua família.
Fundação de Curitiba
O pintor possui várias telas expostas em diferentes lugares. Duas delas, Imigrantes e A fundação de Curitiba, estão no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná. O especialista em artes, Fernando Bini define Theodoro de Bona como o mestre de todos nós, que recria paisagens. O artista recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba, outorgado pela Câmara Municipal, em 1981, e a Comenda Honorífica da Ordem do Mérito da República Italiana, no grau de Cavalieri Officiale, em 1983. Theodoro de Bona falece em Curitiba em 1990.

domingo, 11 de setembro de 2016

0

A SANGUE FRIO – TRUMAN CAPOTE

      Nathalia Cavalcante  

       

 A reportagem de Truman Capote foi publicada primeiramente, em quatro partes na revista The New Yorker. Posteriormente, transformada em romance, em 1965. Capote faz uma compilação de informações a respeito do assassinato de quatro membros da família Clutter: Herbert William Clutter, fazendeiro de 48 anos, respeitado na comunidade; sua esposa Bonnie Fox Clutter, 45 anos, que sofria de problemas nervosos; e seus filhos adolescentes, Kenyon Clutter, 15 anos e Nancy Clutter, 16 anos. Moradores de uma pequena cidade chamada Holcomb, no Kansas, Estados Unidos, uma família metodista, sem problemas com vizinhos. Essa era uma questão que mais chamava a atenção entre os moradores e os investigadores, o porquê dos assassinatos, se a família não apresentava pendências na cidade.
Truman Capote
        Capote situa o leitor para que se possa entender como era o cotidiano da família Clutter e em paralelo as ações de Dick e Perry os assassinos. O enredo é rico em detalhes. A descrição mais impressionante, é em relação a forma como foram encontrados na manhã de 15 de novembro de 1959. Toda a cidade se manteve em alerta e desconfiada. Todos os moradores viraram alvo de suspeita. Bobby Rupp, namorado de Nancy, também foi lembrado por ter sido o último a ver a família. Apesar da suspeita, ele acreditava que esse era o papel da polícia.