domingo, 11 de setembro de 2016

A SANGUE FRIO – TRUMAN CAPOTE

      Nathalia Cavalcante  

       

 A reportagem de Truman Capote foi publicada primeiramente, em quatro partes na revista The New Yorker. Posteriormente, transformada em romance, em 1965. Capote faz uma compilação de informações a respeito do assassinato de quatro membros da família Clutter: Herbert William Clutter, fazendeiro de 48 anos, respeitado na comunidade; sua esposa Bonnie Fox Clutter, 45 anos, que sofria de problemas nervosos; e seus filhos adolescentes, Kenyon Clutter, 15 anos e Nancy Clutter, 16 anos. Moradores de uma pequena cidade chamada Holcomb, no Kansas, Estados Unidos, uma família metodista, sem problemas com vizinhos. Essa era uma questão que mais chamava a atenção entre os moradores e os investigadores, o porquê dos assassinatos, se a família não apresentava pendências na cidade.
Truman Capote
        Capote situa o leitor para que se possa entender como era o cotidiano da família Clutter e em paralelo as ações de Dick e Perry os assassinos. O enredo é rico em detalhes. A descrição mais impressionante, é em relação a forma como foram encontrados na manhã de 15 de novembro de 1959. Toda a cidade se manteve em alerta e desconfiada. Todos os moradores viraram alvo de suspeita. Bobby Rupp, namorado de Nancy, também foi lembrado por ter sido o último a ver a família. Apesar da suspeita, ele acreditava que esse era o papel da polícia.
 Enquanto a população, da então pacata, Holcomb, estava vivendo em meio aquele crime, os verdadeiros responsáveis fugiram para o México. No decorrer das investigações e da viagem de Dick e Perry, é revelado o passado dos criminosos, em especial, de Perry. Ele, que havia sofrido durante a infância, apenas considerava o pai como família. Apesar de ele ter sido o responsável pelos disparos, por um momento, em uma das conversas com Dick, se perguntou por que haviam feito tal brutalidade. Acreditava que eles não eram pessoas normais, enquanto Dick, afirmava o contrário.
Dick Hickock e Perry Smith
Perry e Dick voltaram para os Estados Unidos, e em janeiro de 1960 são capturados pela polícia. Eles depõem e, a partir daí tomou-se juízo de que Dick planejou o assalto à fazenda River Valley, propriedade da família Clutter e que o autor dos disparos havia sido Perry. A causa do crime foi um cofre que não existia. Com isso, Dick e Perry foram condenados à morte. Passaram-se cinco anos até o enforcamento de ambos. Capote, por relatar o assassinato da família, não os deixa como personagens principais. Os assassinos também possuem lugar em sua obra. O crime e o desenrolar dele é o mote do enredo literário. Capote aponta com mais veemência os fatores que merecem destaque, como Perry, por exemplo. Truman Capote mostra o espaço onde ocorreram os acontecimentos de forma com que seja possível ter ciência da cruel ação realizada por Dick e Perry.
Leitura obrigatória para jornalistas e estudantes de jornalismo!

Foram realizados dois filmes com base na obra de Truman Capote:
A sague frio, de Richard Brooks (1967)













Capote, de Bennett Miller, (2005)







0 comentários:

Postar um comentário