segunda-feira, 5 de julho de 2010

Cinema Comentado

Cinemas Antigos de Curitiba
Texto: Nathalia Cavalcante
Colaboração Cinevídeo 1
Os cinemas antigos de Curitiba já foram palco de estreias de filmes e prestígio. Hoje fazem parte do passado. Curitiba possuía 20 cinemas de rua: Cine Vitória, Cine Ópera e Cine Avenida, entre outros. Estes locais serviam apenas para apreciar os filmes, as produções cinematográficas eram as estrelas. No passado foram protagonistas das tardes e noites de muitas pessoas. Atualmente, infelizmente, atuam como coadjuvantes, pois o seu lugar de destaque e seu espaço que já foi único pertencem, em sua grande maioria, aos Shoppings Centers. Os cinemas de rua já tiveram seus dias de glória, com as campanhas de marketing, traziam os artistas para o lançamento dos filmes na cidade. O glamour do período ficou na memória de Curitiba. Várias salas de cinema tiveram de deixar de existir como o cine Ritz, que pertencia à Fundação Cultural de Curitiba (FCC), localizado à na rua XV de novembro, fechado pelo valor do aluguel da sala; o Cine Plaza, na Praça Osório e o Condor, na Rua Cruz Machado não sobreviveram à falta de incentivo e não suportaram a concorrência.

Um comentário:

  1. Nathalia.
    Na verdade para uma geração de jovens das décadas de 1950 e 1960, até o início da de 70, os cinemas de Curitiba eram o principal meio de encontro, distração e formador de assuntos para o resto da semana, já que somente aos domingos a grande maioria tinha acesso a eles. Os cines Palácio, Avenida, Ópera, Luz, São João, Vitória, Ritz, Lido e Arlequim todos no centrão, eram os mais concorridos. Mas Ópera e Avenida sempre reuniam a "fina flôr" das mocinhas da sociedade curitibana. Infelizmente os Shoppings conseguiram transformar cinema em pipocaria, onde o filme conta muito pouco.
    Havia ainda o Cine Curitiba, meu pulgueiro preferido quando guri de 1955 a 58, razão pela qual comentei em meu blog www.marcosnogueira-2.blogspot.com Apareça por lá também.

    ResponderExcluir