terça-feira, 27 de abril de 2010

Na poltrona!



Retrato de uma guerra
Texto: Nathalia Cavalcante
Fotos: Cine Players

O longa-metragem estadunidense de 120 minutos Platoon, de Oliver Stone, trata de forma realista a Guerra do Vietnã. Stone presenciou esse fato histórico e soube passar para a telona o cotidiano de quem fez parte daquele combate. O protagonista é representado pelo jovem Chris, interpretado por Charlie Sheen, que vai ao Vietnã, voluntariamente, como um idealista, assim chamado por seus companheiros. Chris parou os estudos para buscar algo na guerra que não encontrava nos livros. Com isso, enfrentou a dura rotina nos campos de batalha. Como se não bastasse presenciar a morte de perto, o jovem recruta teve de enfrentar um outro problema: o Sargento Barnes. Ele, que já assustava por ter várias cicatrizes no rosto, também amendrontava por suas atitudes não coerentes, o que não era aceito por grande parte do pelotão (Platoon). No entanto, essa forma de pensar de Barnes ia de encontro com os ideiais do Sargento Elias, papel de Willen Defoe. Elias acreditava que para vencer a guerra não era preciso usar violência banalmente, como Barnes fazia. Logo, Elias ganhou a simpatia de Chris.
Barnes era adepto da violência e não media esforços em aterrorizar a população, ação essa não defendida por Elias. Stone, além disso, mostra em seu filme como os soldados estadunidenses travavam o combate com os vietcongs, chamada assim pelos soldados do Estados Unidos a guerrilha comunista do Vietnã do Norte. Mas o que mais chama a atenção é o envolvimento dos soldados e a não preocupação em matar. Já que a morte tinha presença constante, a forma de fugir da realidade era através das drogas. Em meio à fumaça e à bebida, a guerra era esquecida por alguns instantes. Platoon ganhou o Oscar em 1987 de melhor filme, direção, montagem e som. Quem assistir, possivelmente irá concordar com essas premiações.


Como foi a Guerra do Vietnã

Fonte: Historianet

Durante a Guerra Fria (1945 – 1991), o Vietnã foi dividido entre Vietnã do Norte (socialista) e Vietnã do Sul (democrático). A separação seria temporária, segundo a Conferência de Genebra, que tinha como objetivo recuperar a paz na Indochina e Coreia. A reunificação aconteceria por meio de eleição popular. Porém, o cancelamento da eleição culminou na guerra do Vietnã, em 1960. O Vietnã do Sul passou a contar com a colaboração dos Estados Unidos, que tinham como presidente John Kennedy. Os Estados Unidos investiram fortemente em munições. Um dos materiais de guerra utilizado foi o Napalm, gel desfolhante. A guerra começou a cessar somente no período do então presidente Richard Nixon. Ele havia proposto em sua candidatura que caso fosse eleito retiraria os soldados dos Estados Unidos da guerra. Porém, com a sua entrada no governo passou a trazer os soldados em meio a fortes bombardeios, com a intenção de eliminar as trilhas utilizadas pelos vietcongs. Somente em 1975, os Estados Unidos retiraram os últimos soldados e foram derrotados.

0 comentários:

Postar um comentário