sexta-feira, 26 de março de 2010

Cinema Comentado

Carmem Santos

Texto: Nathalia Cavalcante
Carmem Santos produziu seus filmes a partir de 1934, pela Brasil Vox Film, que no ano seguinte passou a se chamar Brasil Vita Filme. Os documentários foram as primeiras produções, alguns deles dirigidos pelo amigo Humberto Mauro. Na sequência produziu, em 1935, “Favela dos meus amores” e “Cidade Mulher”, em 1936, ambos dirigidos por Humberto Mauro.
Em 1937, planeja “Inconfidência Mineira”, o grande projeto de sua vida. Em 1939, inicia os preparatórios e em 1941 começa a filmar. Teve muitos problemas e a conclusão do filme aconteceu somente, em 1948. Carmem Santos produziu, foi roteirista e atuou em “Inconfidência Mineira”. Apesar disso, o filme não obteve resultados satisfatórios e, consequentemente, Carmem foi à falência e vendeu seus estúdios no início da década de 50.
Em 1952, produziu seu último filme “O rei do samba”, sobre a vida do compositor Sinhô. No final da década de 50, os estúdios da Brasil Vita Filme foram comprados pelo produtor Herbert Richers e hoje são utilizados pela Rede Globo de Televisão.


O Zoom conversa com o roteirista Luis Bolognesi. Entre vários roteiros, foi responsável por "Bicho de sete cabeças" e "Chega de saudade".

0 comentários:

Postar um comentário